Blog

Viaduto na BR 101 recebe o nome de Engenheiro Manoel dos Passos Barros, em referência ao primeiro presidente da Igreja Cristã Maranata

Manoel dos Passos Barros foi reconhecido pelo seu trabalho prestado como engenheiro no estado do Espírito Santo

A Igreja Cristã Maranata (ICM) vivenciou mais um marco importante para sua história. O viaduto localizado no entroncamento da BR 101 com a BR 262 foi denominado em referência ao pastor e primeiro presidente da instituição, levando o nome de “Engenheiro Manoel dos Passos Barros”. Barros presidiu a ICM de 1968 a 1986, ano de seu falecimento.

Na última quarta-feira (15), o atual presidente do país, Jair Bolsonaro, assinou o projeto de Lei 543/22, consolidando a iniciativa cuja causa foi abraçada pela Deputada Federal Soraya de Souza Manato. O ato da assinatura aconteceu na presença de familiares do homenageado e de representantes da ICM no Palácio do Planalto, em Brasília, capital federal.

A família Barros foi representada por Jurama Gueiros Bitran (neta do homenageado) junto ao seu esposo Albert Bitran e filha, Sarah Bitran (bisneta); também por Magda Barros (neta) e Karina Barros (bisneta).

A Igreja Cristã Maranata foi representada pelo seu vice-presidente, pr. Alexandre Gueiros; pelo pr. Josias Júnior, responsável pela comunicação institucional; pelos pastores e coronéis: Mário Pedrosa, Saulo Ramos de Carvalho; Marcus Aurélio de Albuquerque Pinto; e Júlio Cézar Costa junto à esposa Gianni Andrea Monteiro Costa. Como também pelos pastores Silvio Marques e Edilson Rocha Dias, integrantes do Conselho Presbiteral; Pr. Fábio Lúcio, diretor do Instituto Bíblico Educacional Maranata; Pr. Marco Picone, Coord. da área de Belo Horizonte e Procurador Federal; também pelo pastor e membro da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar; e pela juíza Dra. Hermínia Azoury e pelos membros Natália Reis Arantes e Leonardo Lessa, presidente da Associação Médica do ES.

Viaduto Engenheiro Manoel dos Passos Barros

Essa homenagem foi proposta em reconhecimento ao papel exercido por Manoel dos Passos Barros (1898-1986) em sua trajetória profissional como engenheiro. Um de seus feitos foi a projeção de todas as saídas rodoviárias de Vitória, capital do Espírito Santo. 

O viaduto em questão está situado no município de Viana e faz parte do trajeto que dá acesso dos moradores da Grande Vitória ao Maanaim do Espírito Santo. Para viabilizar essa sanção, a Dep. Federal Soraya Manato esteve à frente, intermediando todo o processo. Com relação a importância dessa homenagem, ela argumentou:

“Nós temos que deixar nos anais a importância da ação dele, tanto para esta grande obra que é a Maranata, com a parte espiritual, também com a contribuição científica que ele nos deixou para o estado do ES. Então, isso é mais do que justo, mais do que merecida essa homenagem.”

Para a Igreja Cristã Maranata, o pastor Manoel Dos Passos Barros deixou um legado espiritual. O pastor Josias Júnior, responsável pela comunicação da igreja, fez uma síntese a esse respeito. “O início da obra foi um momento de muita busca ao Senhor. Os irmãos tinham que viajar muitas vezes com transporte precário. E o pastor Barros estava neste grupo, estava à frente desde o início. Aquilo que nós vivemos hoje, para que alcançássemos o que temos, o pastor Barros teve sua contribuição nisso, além de ter sido o primeiro presidente da Igreja Cristã Maranata”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *