13 de Dezembro de 2024
Trabalho de assistência alcança países da África Ocidental
Um grupo de voluntários da Igreja Cristã Maranata viajou ao continente para um trabalho evangelístico
Um grupo formado por seis membros da Igreja Cristã Maranata (ICM) de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal viajou ao continente africano com a finalidade de realizar uma assistência espiritual em Guiné Bissau e Gâmbia, países da África Ocidental. Os participantes são voluntários e exercem diferentes funções, sendo um pastor, um diácono, duas professoras de crianças e duas instrumentistas.
Chegada em Gâmbia
O desembarque aconteceu na cidade de Banjul, capital do Gâmbia. Tendo em vista que os participantes chegaram ao local em datas diferentes, a primeira atividade foi marcada para o dia 26 de abril. Neste dia, foram feitos encontros com membros de outras denominações que estão se conectando doutrinariamente à Igreja Cristã Maranata.
Na ocasião, esses membros participaram de estudos sobre os temas: o fio de escarlate, histórico da obra, e o tempo do breve.
Neste país, ainda não há uma ICM estruturada, mas esta viagem simbolizou um primeiro contato que representa o início da instituição na localidade.
Atividades em Guiné Bissau
Os voluntários seguiram com destino a Guiné Bissau no dia seguinte (27). Neste país, a programação começou no período da tarde, com um seminário para crianças e adolescentes. O tema abordado foi “a vida no Terceiro Dia”, que reuniu aproximadamente 100 participantes. Além disso, foi iniciado um Projeto Aprendiz Júnior, com a finalidade de que as classes aprendam a tocar instrumentos musicais para o louvor a Deus.
A obra em Guiné Bissau
Em Guiné Bissau, já existem duas estruturas de igreja onde se reúnem membros ligados à ICM, localizadas na cidade de Bissau, capital do país, além de pontos de pregação na mesma cidade. Ao todo, o país possui mais de 300 pessoas ligadas à denominação.
O projeto aprendiz
Após a viagem, as aulas do Projeto Aprendiz Júnior passarão a ser realizadas via internet. As duas voluntárias que estão no país ministrarão as aulas semanalmente. Os instrumentos ensinados são escaleta, flauta, violão e instrumentos de percussão feitos com garrafas pet, todos doados por integrantes da ICM do Brasil.
Continuação do trabalho
O domingo, 28, foi marcado por estudos bíblicos, em que os assuntos “tempo de restauração” e “e vós, quem dizeis que eu sou?” antecederam a Escola Bíblica Dominical (EBD). Foi a primeira vez que a igreja local assistiu a transmissão da EBD, via internet. Sobre este estudo, ficou definido que a igreja participará de todas as próximas transmissões.
A origem, a importância e a continuidade do projeto
O Pastor participante da assistência é o Daniel Santana, que atualmente exerce o ministério em São José dos Campos, São Paulo. Ele informou que os primeiros passos desse projeto foram dados em outubro de 2018, quando ele esteve em Guiné Bissau e realizou uma assistência introdutória. Desde então, houve uma busca pela expansão do trabalho. “Oramos para que voltássemos e o Senhor nos abriu essa porta”, constatou.
O pastor destacou a importância dessa iniciativa: “esta é a parte Ocidental da África, onde a obra não tinha chegado ainda. Nós deixamos uma palavra da obra e uma porta aberta para começarmos um contato.”
A assistência presencial será encerrada nesta terça-feira, dia 30. No entanto, os voluntários continuarão se dedicando ao trabalho de maneira a dar continuidade ao projeto estabelecido e, sobretudo, à realização da Obra do Senhor Jesus.