Trabalho de Alfabetização é iniciado em Breves e Melgaço, PA

A iniciativa é voluntária e tem o propósito de auxiliar crianças e adolescentes que apresentam dificuldades para ler e escrever.

Um novo trabalho foi iniciado nos municípios de Melgaço e Breves, Pará, em 2019. A iniciativa é voluntária e tem o propósito de auxiliar na alfabetização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades para ler e escrever.

Membros da Igreja Cristã Maranata (ICM) de Breves realizam regularmente assistência à igreja de Melgaço, de forma que as professoras de crianças, intermediários e adolescentes das duas congregações são as mesmas.

A ICM de Melgaço foi edificada e consagrada a Deus em 2017, fruto do trabalho realizado na Missão Amazônia. O Pastor  Antonino Magno de Freitas, de Macapá, está responsável pela igreja local, como também por Breves e Bagre, no Pará. 

As primeiras evidências

A professora de intermediários Thainá Carvalho contou que as primeiras evidências da necessidade deste trabalho ser implantado foram possibilitadas  a partir do convívio com os pequeninos: “Com o passar do tempo, a gente pôde perceber que eles tinham dificuldades. Não sabiam ler, acompanhar os louvores e alguns não sabiam o alfabeto direito”.  

As professoras chegaram à conclusão na primeira semana de fevereiro de que era preciso o auxílio. O estopim se deu durante o ensaio dos hinos com as crianças, intermediários e adolescentes para o seminário das classes que acontece em março.

Como é feito o trabalho?

De Breves para Melgaço são aproximadamente quatro horas de navegação. Sendo assim, para concretizar a iniciativa, as aulas acontecem com uma organização prévia a respeito da disponibilidade dos colaboradores. Segundo a professora Thainá, existe uma rotatividade entre os voluntários para ministrar o ensino nas cidades.  

Na terça-feira, por exemplo, a aula acontece tanto em Breves quanto em Melgaço, por isso, os monitores são divididos.

Ao todo, são sete voluntários que têm contribuído neste trabalho. Do município de Breves, há quatro professoras de classes, que dão aulas na Escola Bíblica Dominical, um obreiro e um diácono. Há, também, um obreiro de Bagre.

Breves – PA

Em Breves, o ensino acontece três vezes por semana: na segunda às 18h, na terça após o culto e na quinta-feira às 18h. Nesta região, as classes estão sendo dividias em dois níveis.

Para saber em qual nível cada aluno se encaixava a professora Thainá explicou que foi feita uma avaliação. “Logo quando começamos, queríamos ver o que todos sabiam. Então, nós colocamos eles para escreverem seus nomes e para tentarem ler algumas coisas, incluindo a Bíblia”.

Aqueles que estão em nível menos avançado recebem os aprendizados na segunda-feira. Os alunos que já possuem um conhecimento mais avançado reúnem-se na terça-feira. Na quinta, todos se juntam para revisar o que foi aprendido.

Melgaço – PA

Os voluntários de Breves e Bagre vão para a cidade de Melgaço, levando o material necessário. Neste município, as reuniões acontecem duas vezes por semana: Na terça-feira, às 18h e após o culto, e na quarta-feira, às 18h30 e após o culto, sempre com todos os alunos juntos. A respeito desta junção, Thainá explicou: “A educação de lá é uma das piores da região do Pará. Então, por mais que alguns sejam mais velhos, a gente percebe que há uma necessidade de os mais velhos aprenderem também o que os mais novos estão aprendendo.”

A importância da vida espiritual nesta dedicação

Sobretudo, trata-se de uma atividade espiritual. A professora Thainá expressou o seu ponto de vista neste sentido: "Tudo é segundo a direção do Senhor. Antes de nós fazermos qualquer coisa, nós perguntamos se é o que Ele quer. As experiências que temos a cada dia nos fortalecem espiritualmente."

Além disso, os resultados não são apenas para os que recebem o aprendizado. Segundo Thainá, a felicidade das crianças com o ensino alegra também a todos os envolvidos, que têm se empenhado nesse projeto.

Experiências

Thainá Carvalho contou que, nesta dedicação, experiências já foram vividas. Entre elas, um irmão de Bagre chamado Raimundo deu assistência a um adolescente que é deficiente, transmitindo ensinamentos para ele. E, em determinado dia, a mãe do menino disse ao irmão Raimundo: "Agradeço a vocês por tudo que estão fazendo pelo meu filho e pelo carinho. Desde que meu filho começou a vir para cá, ele está mais interessado nos estudos e está melhor no desempenho. Agradeço a vocês por esse trabalho e tenho certeza que Deus está presente no meio de vocês".

A Missão Amazônia

Estas duas localidades fazem parte do  roteiro da Missão Amazônia, um dos projetos da Missão Internacional Cristã Maranata. A próxima edição da Missão Amazônia acontecerá entre os dias 26 de maio de 03 de junho.

Confira fotos das aulas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *