01 de Outubro de 2024
Feira relaciona Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Fé em seminário Unidos em Família
Os participantes, incluindo CIAS, são levados à compreensão de que a ciência reafirma verdades bíblicas
O tema “Ciência e Fé” tem apresentado uma grande repercussão dentro da Igreja Cristã Maranata (ICM). Além de compor cronogramas de aulas ministradas em Maanains e transmitidas via satélite, membros da instituição atuam na pesquisa científica têm se dedicado a transmitir seus conhecimentos dentro dessa temática a toda a comunidade da igreja, inclusive as crianças, intermediários, adolescentes – CIA’s. Neste sentido, o Grupo de Ciência e Fé da ICM idealizou e tornou fato a “Feira de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente”.
Primeiros Passos
“Em uma das reuniões do Grupo, foi levantada a idéia ‘por que não fazemos uma Feira de Ciências para mostrar o que é ciência agregada à fé?’”, conta o pesquisador da área de Engenharia Aeroespacial e membro do Grupo, Jorge Martins. Tal reunião aconteceu em meados de 2019 e, logo em seguida, entre os dias 15 e 17 de novembro desse mesmo ano, a ideia foi inserida nas atividades do Seminário “VIII Unidos em Família (UEF), que aconteceu no Maanaim do ES.
A princípio, a iniciativa está restrita à programação dos Seminários UEF que acontecem no Maanaim em foco. No entanto, a ideia está crescendo e existe a intenção de expandir tanto internamente, acrescentando novos experimentos, como também para outras localidades.
Diferencial
O termo “Feira de Ciências” pode parecer comum a muitas pessoas familiarizadas com ambientes estudantis. Todavia, Jorge Martins ressalta que a Feira em questão possui um diferencial em relação às demais do âmbito acadêmico. “Essa Feira de Ciências tem por objetivo materializar informações e experimentos científicos que são corroborados e testificados pelas verdades bíblicas. A intenção é levar às CIA’s a informação científica dada por pessoas que são da área da ciência, mas que também são crentes no Senhor. Dessa forma, conseguimos encontrar em cada experimento científico uma palavra na Bíblia que justifica aquilo”, afirma o pesquisador.
Neste sentido, Martins destaca um exemplo: a expansão e a degradação do Universo. Segundo ele, cientistas constatam que o Universo está em expansão. Mas não se trata meramente de algo pertinente às descobertas humanas. Essa afirmação tem, sobretudo, uma fundamentação bíblica. Para traçar essa relação, o pesquisador traz à memória o que está escrito em Isaías 40:22, a saber:
“[…] ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar.”
“A ciência diz essas coisas de 300 anos para cá. A palavra de Deus foi escrita por homens há 20 séculos ou muito mais, no Antigo Testamento. E nenhum daqueles homens era cientista, mas havia uma inspiração divina”, ressalta o pesquisador.
Martins destaca, ainda, que cientistas renomados constatam que o Universo, em determinado momento, irá começar a minguar; que ele não é infinito, pois teve início e terá fim. Tal afirmação também pode ser dita com base na Palavra de Deus, conforme está escrito em Apocalipse 6:14:
“O céu foi se recolhendo como se enrola um pergaminho, e todas as montanhas e ilhas foram removidas de seus lugares.”
Portanto, a intenção é levar as classes a entenderem, nas palavras de Martins, “que Deus não é somente o Criador, mas sim, como Ele está presente na criação do Universo e em tudo o que nele há”.
Composição da Feira
A feira é dividida em segmentos, como o título sugere: “Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente”.
Ciência: Experimentos com relação à Astronomia, Biologia, Física e Matemática compõem essa categoria, a qual também envolve a Tecnologia, com suas aplicações em robótica, experimentos de automação e inteligência artificial.
Meio ambiente: Posturas comportamentais que permitem que desde os primeiros passos da sua existência, a começar pelas crianças, se promova um cuidado e reaproveitamento das coisas para que o planeta consiga respirar por mais um tempo ainda. Questões de sustentabilidade e educação ambiental (cuidado, preservação, readequação da natureza na maioria das vezes danificada pela própria ação do homem).
A “Má Ciência”
Os participantes da feira são levados à compreensão de que a ciência não é inimiga da fé. Nesse contexto, no entanto, Jorge Martins ressalta o cuidado necessário com o que chama de “má ciência’’: ‘‘A má ciência, no sentido de divulgar as informações, é aquela que tenta tirar Deus de cena e provar que o homem é o centro de todas as coisas”, explica ele, trazendo à memória o texto que está em 1 Timóteo 6:20: “Guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada Ciência.”
Dessa forma, as CIA’s estarão respaldadas pelo conhecimento da Palavra de Deus caso se deparem com esse pensamento no seu dia-a-dia.
Segunda Feira de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente
Durante o Seminário “IX Unidos em Família” ocorrido no Maanaim do Espírito Santo, foi realizada a segunda edição da Feira, entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2020. A feira abrangeu diversos experimentos, onde as CIA’s puderam utilizar telescópios, foram produzidos banners adaptados para cada faixa etária e a presença de voluntários da área foi indispensável para orientação das classes.
O Grupo de Ciência e Fé
O grupo de Ciência e Fé surgiu em fevereiro de 2018 com a união de membros da instituição que também são estudiosos da área científica. Esse Grupo foi estabelecido informalmente, com debates pontuais. Mas, em setembro de 2019, foi institucionalizado pelo Presbitério da Igreja Cristã Maranata.
Confira a seguir fotos das edições da Feira!