Culto de passamento do Pastor Hysmeriton Ferreira de Oliveira

O Pastor Hysmeriton esteve presente nestes 50 anos de história da ICM e deixou um testemunho de fidelidade 

O Pastor Hysmeriton Ferreira Oliveira faleceu no início desta terça-feira, 28 de agosto, enquanto dormia. Ele tinha 83 anos e morava em Vale da Esperança, Cariacica, no estado do Espírito Santo, junto à esposa, Teresa Santana Oliveira, com quem era casado há 60 anos.

História

Hysmeriton Ferreira Oliveira nasceu no dia 17 de julho de 1935, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. A sua conversão se deu no bairro da Toca, em Vila Velha, onde nasceu a Igreja Cristã Maranata no ano de 1968. Naquele lugar, o Pastor Hysmeriton, conhecido como Pr. Netinho, viveu uma experiência de salvação com o Senhor Jesus. Em 1971, ele foi levantado para o ministério, portanto, exerceu este chamado de Deus durante 47 anos.

As igrejas de Campo Grande, Jardim América, Bela Aurora, Ferro e Aço, Vale da Esperança, Boa Sorte e Rio Marinho, todas em Cariacica, foram algumas as quais Hysmeriton pastoreou, além de outras em Minas Gerias e no Rio de Janeiro. A última, contudo, foi a de São Conrado, bairro de Cariacica.

Um hino da Igreja Cristã Maranata que muito marcou a vida deste servo de Deus foi “Divino companheiro no caminho”, o qual foi entoado no culto de passamento, nesta quarta-feira (29).

Culto de Passamento

Familiares do falecido, Pastores do Conselho Presbiteral e outros membros da Igreja Cristã Maranata estiveram reunidos no templo de Campo Grande I, em Cariacica, onde aconteceu o culto de passamento do Pastor Hysmeriton. O período de louvor foi conduzido pelo Pr. Alisson Xavier Mendes Filho, que relembrou aspectos da vida desse servo que passou para o Senhor Jesus. Foram entoados os hinos: Jesus, Tu és o meu Deus; aquilo que fui não sou mais;  Divino Companheiro no caminho; na estrada da vida; e Pátria minha.

Em seguida, o Pr Gedelti Gueiros, atual presidente da Igreja Cristã Maranata, deixou uma mensagem àqueles que estavam ali reunidos. Entre as colocações que fez, destacou: “Aqui, hoje, se despede um corpo, mas não uma memória. A memória fica. Esta Obra hoje completando 50 anos, neste tempo, Pastor Netinho foi beneficiado pelo Senhor, porque ele viu os 50 anos. O Senhor permitiu.”

O Pr. Gedelti também falou sobre o posicionamento da igreja diante de um acontecimento como tal:

“Hoje nós estamos aqui sofrendo, é verdade. De certa forma, consolados, porque o crente tem o consolo de um novo encontro. Diz Paulo (apóstolo), não somos como os que não têm esperança. Nós temos esperança. Nós sabemos em quem temos crido. E nós não estamos crendo numa vida, esta vida. Estamos crendo Naquele que é a vida eterna.”

Além disso, o presidente da ICM dissertou a respeito do legado que o companheiro deixou e apontou a fidelidade como uma característica nobre do falecido Pr. Netinho:

“Pr. Netinho foi um homem fiel ao Senhor e aos seus companheiros. Nós conhecemos as suas lutas. Sabemos as suas grandes lutas, como todas as pessoas têm. Mas ele se manteve fiel.”

O Pr. Gedelti ainda ressaltou: “Como é bom saber que temos homens que nos acompanharam, que nos acompanham e que são fieis ao Senhor. Têm um destino, sabem das coisas, não jogam fora os valores. E nós não jogamos fora os valores que Deus colocou à nossa disposição como homens que têm honrado esta Obra. E se há um homem que tem honrado esta obra, está ai. Partiu, deixa saudades, deixa uma lembrança que jamais será esquecida.”

Nesta ocasião, foi lido o texto bíblico de João 14:6, que diz: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Posteriormente, o Pr. Gedelti relatou que Jesus é o único caminho, que tem que ser vivido na verdade, e a verdade é a direção do Espírito Santo. Assim, enfatizou que o Pr. Hysmeriton andou no Caminho, que leva à Vida eterna.

Experiências

O Pastor Hysmeriton viveu grandes experiências com Deus ao longo da trajetória nesta Obra do Senhor Jesus. Entre elas, se destaca neste contexto um sonho que o Senhor Deus o concedeu há 14 anos. Neste sonho, Deus falou com ele que o daria mais 14 anos de vida. Ele, então, compartilhou esta revelação com os familiares e o cumprimento desta profecia foi relembrado no culto de passamento.

Desta forma, Hysmeriton Ferreira deixou este mundo, mas a sua passagem aqui na terra foi marcante como um servo do Deus vivo, deixando, assim, um testemunho de quem proclamava a volta do Senhor Jesus em sua forma de vida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *