Conheça a história do primeiro Presidente da Igreja Cristã Maranata: M... - Rádio Maanaim
Conheça a história do primeiro Presidente da Igreja Cristã Maranata: Manoel dos Passos Barros

Conheça a história do primeiro Presidente da Igreja Cristã Maranata: Manoel dos Passos Barros

Documento disponibilizado pela Igreja Cristã Maranata a respeito da trajetória do primeiro Presidente da instituição


A Igreja Cristã Maranata produziu um texto biográfico a respeito da trajetória de vida do primeiro Presidente da Igreja Cristã Maranata, Manoel dos Passos Barros, com enfoque em seu legado espiritual. Confira a seguir:

Biografia de Manoel dos Passos Barros

No final da década de 1960, em meio a um avivamento espiritual no Brasil, nasceu a Igreja Cristã Maranata e, por meio dela, veio o despertar para uma nova forma de vida no evangelho. Seu início é marcado por muitas histórias e nomes; um deles, Manoel dos Passos Barros, o primeiro presidente da Igreja Cristã Maranata.

Manoel dos Passos Barros nasceu no dia 17 de abril de 1898, em Maracaju, próximo ao Rio Purus, no estado do Amazonas, onde cresceu entre os seringais. Em 1908, o filho do seu José Alexandre e da dona Clotilde de Salles iniciou o ensino primário em Fortaleza – CE, e depois mudou-se para Salvador, BA, onde cursou o ensino secundário no ano de 1914 e se graduou em Engenharia no início de 1925.

Após sua formação, Manoel dos Passos Barros se mudou para o estado do Espírito Santo, onde posteriormente se aposentou como Diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), atuando como projetista de rodovias. Todas as saídas rodoviárias de Vitória, capital, foram projetadas por ele, incluindo a BR-262, que faz divisa com o estado de Minas Gerais. No estado ficou conhecido como o homem que abriu muitas estradas e transformou caminhos estreitos em vias trafegáveis.

Ainda, a convite do Chefe de Comissão de Revisão de Limites Municipais e Substituição de Nomes do Espírito Santo, Manoel dos Passos Barros nomeou diversas cidades, municípios e distritos capixabas com palavras de origem tupi-guarani, como: Ibiraçu, Iúna, Apiacá, Itarana, Jurama, Guaçuí, Brejetuba, Itaóca, entre outras.

O engenheiro também foi um dos fundadores da Escola Politécnica do Espírito Santo, hoje Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde lecionou Geometria Analítica.

Em 1927 casou-se com Juracy Mello e tiveram três filhos: César José Ignácio de Mello Barros, Jurama Barros e Maracy Barros, que lhes deram netos a quem cuidaram com todo amor, carinho e atenção de pais e avós.

Além de ser um homem com uma carreira notável, o pastor Manoel dos Passos Barros foi um líder sábio, conselheiro dos demais pastores, moderado e sensível no trato com as pessoas.

Ele inspirou a muitos com frases incisivas como: “O pastor que sabe governar bem é aquele que administra as crises utilizando daquilo que Espírito Santo coloca à sua disposição”.

O Pastor Manoel dos Passos Barros tinha predileção pelo hino “Brilho Celeste”. Ele nutria uma convicção de que os versos: “peregrinando por sobre os montes e pelos vales, sempre na luz” eram realmente o Senhor conduzindo seus passos. “Cristo promete nunca deixar-me” e Eis-me convosco” disse Jesus, promessa que foi cumprida até o fim da sua jornada.

Em janeiro de 1986, o Senhor Deus mostrou por meio de um dom espiritual que o pastor Barros assinava o Livro da Vida e recebia um diploma escrito “Servo fiel”.

Em junho de 1986, o Presbitério Espírito Santense da Igreja Cristã Maranata emitiu o comunicado sobre o falecimento do amado e inesquecível pastor Manoel dos Passos Barros.

Na publicação os textos de Eclesiastes 3:1 confortaram os corações de seus familiares e irmãos: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. E na Segunda Epístola a Timóteo 4:7 o reconhecimento de sua fiel servidão a Deus: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

A vida de Manoel dos Passos Barros foi uma prova de que Deus instrui os seus servos para que seu nome seja honrado e glorificado. Ele nos deixou um legado de 16 anos como Pastor e Presidente do Presbitério Espírito Santense da Igreja Cristã Maranata que inspira muitas pessoas até os dias atuais.

© 2020 de Igreja Cristã Maranata – Todos os direitos reservados

Assista ao vídeo publicado no canal da Igreja Cristã Maranta no Youtube com esta narrativa ilustrada, clique aqui.

  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Notícias.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações