Igreja Cristã Maranata anuncia retorno gradual dos cultos presenciais:... - Rádio Maanaim
Igreja Cristã Maranata anuncia retorno gradual dos cultos presenciais: entenda o que essa atividade representa para a instituição

Igreja Cristã Maranata anuncia retorno gradual dos cultos presenciais: entenda o que essa atividade representa para a instituição

Saiba como funcionará a retomada dos cultos e a importânica dessa atividade no contexto da ICM


Após cinco meses com todas as atividades presenciais interrompidas, a Igreja Cristã Maranata retornará gradualmente com uma delas: os cultos; o primeiro acontecerá no dia 05 de setembro de 2020, sábado. A programação seguirá um modelo misto, ou seja, mesclando presenciais e online. A princípio, os templos abrirão aos domingos (exceto para a Escola Bíblica Dominical, que permanece somente online. A recomendação é que o culto seja realizado às 19h), às quartas-feiras (às 19h30), quintas-feiras (às 19h30) e aos sábados (às 19h). Mesmo nesses dias, os cultos pela Internet serão mantidos.

Regras e orientações

Essa iniciativa está sujeita aos atos normativos do Poder Público em cada região. Além disso, a orientação dada pelo Presbitério Espírito-Santense, divulgada em circular para todos os pastores, é que os membros componentes do grupo de risco para a Covid-19 não devem se expor ao modelo presencial, bem como aqueles que residem com pessoas que fazem parte desse grupo. Tal direcionamento também é válido para os que apresentarem quaisquer sintomas da doença.

Aos que participarão, é obrigatório o uso de máscaras durante todo o ato do culto, o qual não deverá ultrapassar o limite de 30 minutos ou conter atividades extras. As igrejas já estão orientadas a providenciar máscaras reservas para casos excepcionais. Além disso, haverá aferição de temperatura de todos os ingressantes no templo. Os participantes devem seguir a recomendação de distanciamento mínimo de 1,5m entre si, exceto para pessoas que convivem na mesma residência.

Papel dos cultos nas atividades da igreja

O culto é a atividade mais recorrente e de suma importância para a igreja. “Para o servo de Deus, é uma atividade essencial. A experiência de cultuar a Deus é uma demanda do crente verdadeiro. Ele anseia por isso. Por vezes, passa o dia inteiro na expectativa do momento em que vai estar na igreja, cantando louvores, adorando e ouvindo a Palavra Viva. Isso alimenta a alma, renova a alegria, fortalece a fé”, explica o pastor da ICM Josias Júnior, que atua no setor de comunicação da igreja.

Esse ato, na visão interna da Igreja Cristã Maranata, é composto pelo exercício de doutrinas bíblicas. O culto é iniciado com uma menção ao sacrifício de Jesus na cruz para que a comunhão plena seja estabelecida nessa hora solene. A igreja entoa louvores em adoração a Deus e em seguida é entregue uma mensagem com base bíblica por parte do pastor local ou outro obreiro. Ao utilizar o termo “Palavra Viva” o pastor Josias Júnior se refere à Bíblia não somente como letra, mas aos ensinamentos alcançados pela manifestação do Espírito Santo, quem revela o que está além da letra e tais revelações se aplicam na vida da congregação de maneira atemporal.

Além disso, a ação de cultuar em conjunto, mas, ao mesmo tempo, em unidade, fazendo parte de um só povo e um só Corpo, faz parte da vivência dos adoradores. “A convivência entre pessoas que se amam tanto a ponto de se tratarem por ‘irmãos’ em Cristo, a alegria do reencontro, de estarem juntos, com o mesmo propósito, tudo é muito bom. Mas a experiência de falar com Deus e ouvir sua voz é indispensável”, completa o pastor Josias Júnior.

Esse aspecto do convívio, e o que é agregado por ele, mesmo que com limites estabelecidos, é o que será proporcionado paulatinamente com o retorno dos cultos presenciais. No entanto, para os que não podem participar ainda, é necessário ressaltar que as adaptações que foram feitas para que esse ato não fosse interrompido por completo continuarão com o objetivo de atender a uma demanda coerente ao momento atual. ­­

  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Notícias.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações