Programa Anunciando o Evangelho Eterno sob perspectivas de alcance - Rádio Maanaim
Programa Anunciando o Evangelho Eterno sob perspectivas de alcance

Programa Anunciando o Evangelho Eterno sob perspectivas de alcance

Desde a estreia, a programação da Igreja Cristã Maranata possui como característica a proposta de alcance abrangente


O programa da Igreja Cristã Maranata “Anunciando o Evangelho Eterno” estreou no mês de março deste ano com uma proposta de abrangência previamente elaborada em termos de produção. Desde a estreia, a programação possui como característica a proposta de alcance abrangente; essa afirmativa é válida no que diz respeito às plataformas de veiculação, ao espaço geográfico e ao público-alvo. 

Plataformas de veiculação

O “Anunciando o Evangelho Eterno” é um programa pensado para veiculação em rede televisiva; neste aspecto, é transmitido semanalmente, no horário de Brasília, nos canais de rede aberta: RedeTV (sábado às 7h e domingo às 14h), TV Capixaba (sábado às 9h) e Rede Brasil (domingo às 14h). 

No entanto, a instituição também pensou na proposta de “assistir quando e onde quiser”; sendo assim, a ICM utiliza o canal no Youtube para que todo material fique disponível nessa plataforma às sexta-feiras, às 21h. Logo após a estreia, basta acessar a playlist que foi criada para conter todas as edições (frase linkavel). 

A proposta de “Anunciar o Evangelho Eterno” une o conteúdo ao principal objetivo da Rádio Maanaim, veículo que também transmite o programa às sextas-feiras de forma simultânea ao canal do Youtube, com adaptações para o rádio. É possível, também, acompanhar a edição pelo Facebook (Facebook.com/radiomaanaim). 

Público-alvo 

A iniciativa de estar presente tanto em rede de televisão quanto na Internet é justificada também como alcance do público-alvo; visto que há quem não seja familiarizado com o ambiente virtual, assim como outros, por outro lado, estão imersos em um consumo de conteúdos majoritariamente online.

De forma similar a uma congregação religiosa, onde há pessoas de diversas faixas etárias e com respectivas singularidades, o programa conta com uma multiplicidade de quadros para alcançar um público amplo. 

Neste sentido, em um dos quadros, chamado “Lições do Maanaim”, pastores abordam temas bíblicos doutrinários a partir de uma linguagem acessível a jovens e adultos. O intuito é enfatizar a Palavra de Deus sob a luz da revelação. No entanto, ensinamentos bíblicos também são ministrados em uma linguagem direcionada às crianças, aos intermediários e adolescentes por meio de uma mensagem dinâmica. Diversos temas são abordados para as classes no fechamento de cada edição.

Por meio do quadro “Acessibilidade” é possível adquirir conhecimentos relacionados ao universo das pessoas com deficiência, para possibilitar uma comunicação eficaz com estas, seja dentro das congregações ou no ambiente familiar. Neste sentido, especialistas são convocados toda semana para contribuir com orientações qualificadas. Ainda neste sentido, todo o programa é transmitido com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Há outro quadro, ainda, voltado para o louvor, chamado “O louvor da igreja fiel”; por meio deste, é possível conhecer histórias de louvores tradicionais da igreja.

Para os pequeninos, o incentivo ao louvor é o enfoque do quadro “Perfeito Louvor”. De forma ativa, crianças e adolescentes, sejam típicos ou atípicos, são convocados a participar do programa tocando instrumentos musicais em suas casas (chocalhos, flautas, violões, etc). Em uma das edições, foi ensinado como confeccionar os próprios chocalhos em casa. Famílias registram esses momentos com fotografias e vídeos que são exibidos tanto em edições futuras do programa como também no Instagram da Igreja Cristã Maranata (@igrejacristamaranata_oficial). 

O terceiro aspecto a ser abordado no que diz respeito ao público alvo é a diversidade de idiomas. Em rede de televisão, já é possível acompanhar a programação acessível em Russo, Ucraniano e Inglês. Este aspecto mescla tanto o alcance do público quanto geográfico.

Espaço geográfico
Além de estar disponível via Internet, ultrapassando barreiras geográficas, o programa Anunciando o Evangelho Eterno também é transmitido em canais de televisão no exterior. Nos Estados Unidos, o estado de Massachusetts foi o pioneiro, onde há grande concentração de brasileiros. O programa estreou na região ao final de março. A princípio, era exibido em português, para os dominantes dessa língua que residiam na localidade. Atualmente, porém, o conteúdo já é transmitido na língua inglesa e alcança também o estado de Connecticut, nas cidades de Danbury, Bethel e Ridgefield. Em todos os casos, trata-se de canais públicos; ou seja, as transmissões não geram nenhum custo para a instituição. 

Há ainda um trabalho de dublagem para a língua russa feito pela emissora TBN. Com isso, é possibilitada uma transmissão para os países Rússia, Ucrânia e Israel, pela TBN-Rússia, TBN-Ucrânia e Shalom TV - Israel. 

Dessa forma, o programa busca cumprir com êxito o objetivo de anunciar o Evangelho Eterno; enfatizando, sobretudo, uma iniciativa espiritual em que a ciência é usada em prol de uma proclamação de fé, de maneira que o maior alcance visado é o de salvação de vidas. 

Confira abaixo fotos dos bastidores de produção do programa!

Galeria de fotos

{ Bastidores do Programa Anunciando o Evangelho Eterno - galerias/5078/thumbs/02.JPG { Bastidores do Programa Anunciando o Evangelho Eterno - galerias/5078/thumbs/03.JPG { Bastidores do Programa Anunciando o Evangelho Eterno - galerias/5078/thumbs/04.JPG { Bastidores do Programa Anunciando o Evangelho Eterno - galerias/5078/thumbs/05.JPG { Bastidores do Programa Anunciando o Evangelho Eterno - galerias/5078/thumbs/06.JPG { Bastidores do Programa Anunciando o Evangelho Eterno - galerias/5078/thumbs/07.JPG { Bastidores do Programa Anunciando o Evangelho Eterno - galerias/5078/thumbs/08.JPG
  • Onde
    Central de Comunicação da Igreja Cristã Maranata
  • Quando
    Qui 16 de Jul de 2020
  • Fotógrafo
    Rádio Maanaim
  • Sobre o evento
    Registros dos bastidores do Programa Anunciando o Evangelho Eterno
  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Notícias.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações