Entenda como consumir conteúdos infantis online da melhor forma: orien... - Rádio Maanaim
Entenda como consumir conteúdos infantis online da melhor forma: orientações especializadas

Entenda como consumir conteúdos infantis online da melhor forma: orientações especializadas

Orientações da pediatra com área de atuação em neurologia na infância e adolescência, Drª Maria Amin, quanto ao consumo das aulas da Igreja Cristã Maranata


A Igreja Cristã Maranata (ICM) começou no dia 24 de março de 2020 a disponibilizar conteúdos bíblicos direcionados às crianças, aos intermediários e adolescentes por plataformas da Internet. Além disso, nesta quinta-feira, 02 de abril, a instituição passou a publicar também materiais para a classe de 0 a 3 anos e gestantes.

Anteriormente, a ICM adotou a publicação de hinos com animações gráficas para as classes. Considerando a responsabilidade social da igreja, foi aconselhado à ocasião, por meio da Rádio Maanaim, um equilíbrio ao consumir os vídeos de louvores via aparatos tecnológicos, tendo em vista os impactos desse consumo na saúde das crianças.

Da mesma forma, essa responsabilidade acompanha a divulgação de materiais online de estudo. Por isso, a Rádio Maanaim entrou em contato com a pediatra com área de atuação em neurologia na infância e adolescência, Drª Maria Amin, para orientações quanto ao consumo das aulas online. Confira abaixo alguns esclarecimentos:

Qual a melhor forma da família colocar a criança de 0 a 3 para assistir a aula?
Resposta da Drª Maria Amin: Antes de tudo, explicar para o bebê porque o culto está sendo transmitido. Se possível, assistir o culto com a criança no chão, como é feito nas classes. Melhor forma é a ativa! Ou seja, os pais apontam para a criança "o culto vai começar”, “olhos fechados e no final da oração vamos dizer amém". Quando a professora mostrar o desenho, os pais podem apontar o desenho para a criança. Olha o coração cheio e aponta. Durante a semana, os pais devem contar a mesma história para a criança. Ler os versículos recomendados. Vale ressaltar que este recurso é temporário e sendo feito com a mediação do adulto não trará prejuízo para o bebê. O que não se deve fazer é deixar a criança diante da tela sem mediação.

Primeira aula online para a classe de 0 a 3 anos e gestantes

Qual a melhor forma para as crianças de 3 a 7 anos assistirem a esse conteúdo?
Resposta da Drª Maria Amin: As aulas foram bem objetivas e as crianças não terão dificuldade em assistí-las, mas é bom a participação dos pais, mediando a atenção da criança. E é uma ótima oportunidade para os pais conhecerem como são as aulas ministradas a seus filhos.

Como deve ser a participação dos responsáveis por crianças, intermediários e/ou adolescentes no que diz respeito ao consumo desse tipo de conteúdo?
Resposta da Drª Maria Amin: Os pais participarem com seus filhos, cantando e interagindo durante a aula. E depois estimular a criança e intermediário a contar a aula para outros familiares e relembrar o assunto durante a semana. Para os adolescentes os pais podem ler o texto bíblico junto com eles e discutir o assunto. Isto é importante do ponto de vista espiritual e, também é uma ótima oportunidade para reforçar o relacionamento entre eles.

Como as crianças com deficiência como espectro autista e T21 devem consumir o conteúdo?

Resposta da Drª Maria Amin: Apesar do conteúdo ser bem claro e objetivo ele não atende à maioria das crianças com deficiência. Aquelas crianças que já participam das classes na EBD conseguem acompanhar a aula via internet, mas com mediação de um dos pais reforçando os pontos chaves.

As aulas para crianças, intermediários e adolescentes (CIAS) são disponibilizadas sempre às terças-feiras e quintas-feiras, às 16h no horário de Brasília, no canal da Igreja Cristã Maranata no Youtube. Posteriormente, ficam acessíveis em vídeo e podcast no site da Rádio Maanaim. As aulas para a classe de 0 a 3 anos e gestantes serão transmitidas sempre às quintas-feiras, no mesmo horário, pelo Youtube.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações