Membros de Igrejas Cristã Maranata iniciam Oficinas de Libras em 2020 - Rádio Maanaim
Membros de Igrejas Cristã Maranata iniciam Oficinas de Libras em 2020

Membros de Igrejas Cristã Maranata iniciam Oficinas de Libras em 2020

 Em Maranhão, Espírito Santo e Paraná as aulas de Libras começaram em fevereiro


Membros de Igrejas Cristã Maranata em Maranhão, Espírito Santo e Paraná iniciaram Oficinas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas respectivas regiões durante o mês de fevereiro de 2020.

Maranhão

Culto de abertura da oficina - Foto: Igreja Local

No estado de Maranhão, foi realizado um culto de abertura das aulas no dia 01 de fevereiro. O evento aconteceu no município de São Luís, na ICM Cruzeiro do Anil. À ocasião, cerca de 300 pessoas estiveram presentes, entre ouvintes e surdos. As aulas seguirão em quatro templos, nos bairros: Cruzeiro do Anil, Anjo da Guarda, Vila Ivar Saldanha em São Luís; e Sabbak, em Santa Inês. A primeira já aconteceu, no dia 09, sábado.

Karina Elisia, membro da ICM Liberdade, em São Luís, está participando da oficina e conta o que a motivou a tomar essa decisão. “Acho bonito e interessante. Estamos tendo vários irmãos chegando que precisam de assistência. A igreja da Liberdade ainda não tinha nenhum intérprete, então diante da necessidade eu quis fazer para atuar nesta função”.  Josélia Carvalho Raposo, da mesma igreja onde congrega Karina, também está inscrita e testemunha sobre a sua experiência com o projeto: “Tem muitos surdos na cidade e para convidarmos para o culto precisamos de intérprete. Eu já tinha feito antes, mas não tinha concluído. Agora o Senhor tocou no meu coração para eu me dedicar até o final, para evangelizar o surdo”, afirma.

Karina Elisia e Josélia Carvalho fazem parte de um grupo de aproximadamente 170 pessoas inscritas ao todo para a Oficina na região, conforme informou a Suplente de Coordenação da Oficina em Maranhão, Valeria Karlly.

O Pastor Jorge Luiz, responsável pelo trabalho, constatou que essa oficina tem sido ministrada por membros da instituição que foram alunos do trabalho em 2017/2018, quando esse projeto foi realizado pela primeira vez no estado do Maranhão, dirigido por membros de Teresina – PI.

Apucarana – PR

Também em Apucarana – PR a oficina tem sido executada. No entanto, nesta localidade, é a primeira turma, que teve início em 2019, mas foi necessário fazer uma pausa a partir do mês de julho, quando a intérprete à frente, Pâmela Ruggeri, de Maringá – PR, entrou em licença-maternidade.

Aula em abril de 2019. Foto por: Igreja Local

No entanto, nesse período, um casal de alunos decidiu dar continuidade ao estudo por conta própria, após notarem a visita de um adolescente surdo na igreja de Jardim Apucarana, onde congregam, que motivou tal dedicação.

“Nesse período, eu e minha esposa, Cristiane Alair, procuramos outros meios para não perdermos o foco, como participar do seminário de Libras em Vitória (ES) e Maceió (AL). Cristiane entrou na faculdade de Libras e estamos fazendo um curso à distância com um irmão chamado  Lucas, de Vitória. Uma experiência que tivemos foi que, hoje, quando aquele adolescente vai à igreja podemos assisti-lo. Como é gratificante falar de Deus para os surdos”, revela o Diácono Flávio de Souza. Segundo ele, o adolescente também estuda em uma escola de Libras.

Retorno da oficina em fevereiro. Foto: Igreja Local

Após cerca de seis meses de pausa da oficina, em fevereiro deste ano o casal em foco assumiu o comando das aulas aos demais membros da congregação. Dessa maneira, eles começaram a repassar o que aprenderam e se mantiveram em contato com os irmãos responsáveis pelo trabalho de Libras da ICM, a fim de receber materiais. Segundo o diácono, há cerca de 15 pessoas envolvidas no aprendizado.

Em meio a esta dedicação, os participantes receberam a notícia, na última semana, de que a professora, afastada temporariamente do trabalho, retornará para assumir as aulas a partir do dia 07 de março. “Estamos muito felizes. Deus tem ouvido as nossas orações. Como é bom servir a um Deus vivo e presente em nossas vidas. Tudo aquilo que fazemos por amor à obra e com alegria, o Senhor nos vê da sua eternidade e nos recompensa, porque este trabalho é nobre e Deus salvará muitas vidas por meio dele. As irmãs da equipe de Libras de  Maringá estão nos dando todo o apoio para retomarmos com a nossa oficina. Toda honra e glória ao nosso Deus”, afirma o diácono, manifestando sua gratidão pelo que sucederá.

Colatina – ES

Em 09 de fevereiro, uma oficina de Libras também foi iniciada com a área de Colatina – ES, envolvendo as congregações da região. O estudo é executado na ICM do bairro São Silvano.

Ao todo, aproximadamente 70 pessoas estão participando do Módulo Um. Entre eles, João Henrique Rodrigues,  da ICM em foco, o qual compartilhou o que o motiva a estar inserido neste trabalho. “Foi a necessidade de evangelizar pessoas surdas [...]. A nossa igreja [em São Silvano] sempre foi referência em Colatina na assistência aos surdos e constantemente alguns deles nos visitam e vamos criando laços com eles. Porém, só tínhamos algum contato quando havia intérpretes junto. Quando me deparava com algum deles, não conseguia me comunicar e me sentia frustrado”, explica o integrante da Oficina. “Como é glorioso ver tantos irmãos aprendendo juntos e até as nossas crianças e adolescentes estão  na oficina”, completa. Segundo ele, os encontros são quinzenais, sendo que o próximo acontecerá no dia 01 de março.

Primeira aula da região de Colatina - ES. Foto: Igreja Local

Essa iniciativa tem sido realizada também em outras igrejas espalhadas pelo Brasil, com o intuito de alcançar a todos, ouvintes ou não, com a mensagem do Evangelho Eterno.

Confira mais fotos das oficinas nestes locais em foco.

Galeria de fotos

{ Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/01.jpg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/02.jpeg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/03.jpg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/04.JPG { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/05.JPG { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/06.JPG { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/07.JPG { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/08.JPG { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/09.jpg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/10.jpeg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/11.jpeg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/12.jpg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/13.jpg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/14.jpg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/15.jpeg { Início de Oficinas de Libras em Fevereiro - galerias/5067/thumbs/16.jpeg
  • Onde
    Maranhão, Espírito Santo e Paraná
  • Quando
    Dom 09 de Fev de 2020
  • Fotógrafo
    Igrejas locais
  • Sobre o evento
    Início de Oficinas de Libras em Maranhão, Espírito Santo e Paraná, em frevereiro de 2020
  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Notícias.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações