Seminário em Libras é um marco para a região de Alagoas - Rádio Maanaim
Seminário em Libras é um marco para a região de Alagoas

Seminário em Libras é um marco para a região de Alagoas

A programação foi ministrada diretamente na Língua Brasileira de Sinais


“As experiências de surdos e surdocegos nos marcaram”, diz o pastor José da Silva Júnior, um dos responsáveis pelo trabalho de Libras em Alagoas,  sobre um seminário na Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizado no Maanaim do estado. O evento aconteceu no dia 26 de outubro de 2019 e contou com a participação de mais de 60 pessoas surdas ou surdocegas. Entre os quais esteve Davi Vicente, membro da Igreja Cristã Maranata de Teotônio Vilela (AL). Davi é surdo e aprendeu Libras antes mesmo de estar incluso na igreja, com amigos que eram fluentes e nas instituições para surdos. Ao participar do evento, Davi regista, em Libras, o que significou para ele: “o seminário em Libras teve importância na aprendizagem da língua  para  a evangelização  de surdos que  não conhecem a Palavra de Deus, assim como os ouvintes”.

Desde que começou a congregar na ICM, Davi recebe durante os cultos o auxilio da esposa, Fátima Morais, que é ouvinte, mas já participou de oficinas de Libras. No entanto, nesse seminário, ele pôde acompanhar toda a programação em Libras, sem necessitar de interpretação. O evento marcou a primeira vez que um seminário foi feito diretamente na língua dos surdos em Alagoas, voltado para eles e também para os surdocegos, com a participação de guias-intérpretes para possibilitar o entendimento destes por meio da Libras tátil e comunicação háptica.

“Na Libras tátil a comunicação se dá através do toque direto das mais do surdocego e do intérprete. Como o surdocego não enxerga e não pode perceber as expressões faciais e corporais, estas expressões não manuais são substituídas pela comunicação háptica que utiliza o próprio corpo do surdocego para comunicar estas informações”, explica o pastor Marco Medina, membro do grupo de trabalho responsável pela assistência aos surdos e surdocegos na ICM.

Nessa ocasião, a tradução para a Língua Portuguesa foi utilizada para que os ouvintes presentes que não são fluentes em Libras pudessem entender o estudo transmitido. As aulas tiveram os seguintes temas: Bíblia, a Palavra de Deus; Bíblia, Palavra Viva; Pecado Original; Clamor pelo sangue de Jesus; Origem da Fé; Recursos da Graça; e Tempo do Breve. Além disso, houve um período em que os surdos e surdocegos participaram de dinâmicas separadamente dos ouvintes, os quais receberam orientações sobre questões voltadas ao intérpretes e guias-intérpretes.

Em tudo, foi cumprido o objetivo do evento, de levar a Palavra de Deus a partir do reconhecimento de que não há limites para o Espírito Santo operar.

As oficinas de Libras têm sido realizadas em cinco igrejas do estado de Alagoas: União dos Palmares, Arapiraca, Hélio Vasconcelos, Benedito Bentes e Cambuci. O objetivo é formar e intérpretes e guias-intérpretes para expansão da assistência ao surdo e surdocego, bem como levar o conhecimento de Libras para que os membros ouvintes da igreja possam se comunicar com os surdos e surdocegos.

Galeria de fotos

{ Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/01.jpeg { Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/02.jpeg { Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/03.jpeg { Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/04.jpeg { Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/05.jpeg { Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/06.jpeg { Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/07.jpeg { Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/08.jpeg { Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/09.jpeg { Seminário de Libras no Maanaim de Alagoas  - galerias/5020/thumbs/10.jpeg
  • Onde
    Alagoas
  • Quando
  • Fotógrafo
    Igreja Local
  • Sobre o evento
    Seminário voltado para surdos e surdocegos realizado no Maanaim de Alagoas em 26 de outubro de 2019
  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Aconteceu.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações