Escola Bíblica Dominical diretamente de Portugal: entenda o trabalho i... - Rádio Maanaim
Escola Bíblica Dominical diretamente de Portugal: entenda o trabalho interno para possibilitar a transmissão

Escola Bíblica Dominical diretamente de Portugal: entenda o trabalho interno para possibilitar a transmissão

Entenda como foi realizado o trabalho interno da equipe técnica de comunicação da Igreja Cristã Maranata


No dia 15 de setembro de 2019, a Igreja Cristã Maranata (ICM) realizou pela primeira vez a transmissão da Escola Bíblica Dominical (EBD) fora do Brasil. O estudo foi transmitido do Maanaim de Lisboa, em Portugal, e foi um dos momentos componentes de um seminário que aconteceu nos dias 14 e 15 neste mesmo espaço. A programação contou com a presença de pastores do Brasil, representando o Presbitério.

Clique aqui para saber mais sobre a programação do seminário, disponível no site da Missão Cristã Maranata. 

Para que todas as Igrejas Cristã Maranata ligadas ao satélite pudessem receber o conteúdo na EBD, foi necessário um trabalho interno da Equipe Técnica de Comunicação da ICM. Esse grupo atua na Central de Comunicação, localizada em Vila Velha, Espírito Santo. É a partir desse trabalho que é feita também a transmissão de seminários e outros eventos de grande porte.

Etapas antecedentes ao evento

A equipe foi informada pela administração do Presbitério no dia 11 de julho de 2019 de que haveria a demanda de transmitir a EBD de Portugal. A partir disso, os colaboradores se reuniram para definir a agenda. A primeira questão a se organizar foi como conciliar o evento dentro da agenda. Ao mesmo tempo em que estava sendo realizado o evento em Portugal, aconteciam também outros no Brasil. Então, isso teve que ser considerado para ver uma estrutura que atendesse ao Maanaim de Portugal, mas que não fosse algo a prejudicar as outras atividades que também carecem de equipamentos e produção. Em seguida, foi traçado um projeto para fazer com que esse conteúdo chegasse ao Brasil. Definiu-se que seria por meio da Internet e, então, foi pensada a infraestrutura que seria necessária para transmitir um conteúdo de qualidade.

O evento

Na semana do dia 09 de setembro, pastores da Igreja Cristã Maranata e parte da equipe técnica viajaram a Portugal. Os testes de transmissão tiveram início no dia 10, terça-feira. Foi estabelecido contato frequente com os outros membros da equipe, que, na Central de Comunicação em Vila Velha (ES), recebiam o conteúdo de teste e concluíam o procedimento.

Como uma etapa do processo foi feita no exterior e outra no Brasil, faz-se importante ressaltar a existência do fuso-horário, pois, por esse motivo, a equipe passou por adequações. No momento em que acontecia a EBD em Portugal (às 11h10 em Lisboa) era 7h10 no horário de Brasília. Sendo assim, foi necessário que os colaboradores em Vila Velha (ES) chegassem à Central de Comunicação por volta das 5h, a fim de se prepararem para receber o conteúdo e trabalhar para que as igrejas também o recebessem posteriormente.

A equipe técnica esclareceu a respeito do processo ocorrido internamente para que as igrejas fossem contempladas com a transmissão. Em Lisboa, as câmeras foram conectadas ao codificador; instrumento por meio do qual se deu o envio das imagens geradas no local onde acontecia o evento. Conforme explicado por um dos integrantes da Equipe Técnica de Comunicação, o codificador é o aparelho que recebe as informações em vídeo e as transforma em linguagem de dados digitais. Em seguida, o arquivo codificado é enviado por meio da Rede de Fornecimento, Entrega e Distribuição de Conteúdo (CDN), que seleciona a melhor rota que o material irá passar até chegar ao Brasil. Esse percurso é feito em aproximadamente 10 segundos e necessita de conexão com a Internet. Nessa etapa, o arquivo da EBD foi enviado em formato de dados.

Quando o material chegou ao destino (Brasil), foi utilizado outro instrumento, chamado decodificador, que converte as informações novamente em formato de vídeo. Tendo sido completada essa etapa, a equipe na Central de Comunicação recebeu no servidor o conteúdo gerado e utilizou uma opção de gravar o material. Com essa gravação, foi feita a retransmissão às 10h10 no horário de Brasília. A interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) também foi realizada simultaneamente ao evento em Portugal (a partir das 7h10 no horário de Brasília). Sendo assim, a mesa de corte da Central de Comunicação também foi utilizada para inserir no vídeo a imagem captada nos estúdios locais. 

Tendo sido feito esse processo, o profissional responsável pelo monitoramento do satélite enviou o conteúdo para as antenas a fim de possibilitar o acompanhamento da EBD nas igrejas conectadas. Houve, ainda, uma transmissão via Youtube, que também se fez necessária devido ao fuso horário de alguns pontos; visto que, quando fosse 10h em determinados lugares, o satélite sintonizado no horário de Brasília ainda não teria transmitido o vídeo.

Atualização Técnica

Um fator que se fez essencial para gerar esse conteúdo foi a atualização do parque tecnológico do sistema de comunicação da ICM. Essa melhoria foi idealizada e estudada durante quatro anos e, em 2018, efetivada. Uma das vantagens desse procedimento é que alguns equipamentos passaram a ser mais portáteis, permitindo que o transporte e a operação pudessem ser concretizados sem demandar uma mão de obra extensa.

O primeiro evento de grande porte possibilitado com essa mudança nos equipamentos foi a transmissão da Ceia Mundial, quando membros da instituição em todo o mundo participaram de um evento simultaneamente.

Além da atualização do equipamento, os profissionais envolvidos na área participam de congressos com temáticas repletas de tecnologia avançada, representando o sistema de comunicação da Igreja Cristã Maranata. Conforme pontuado por Kaell Seype, colaborador da equipe, a participação nesses eventos é um dos fatores que permite à equipe estar ciente das novas tecnologias e aplicar tais conhecimentos na rotina de produção.

Em agosto deste ano, membros da equipe estiveram no Set Expo 2019, promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, e participaram de palestras com os seguintes temas: Infraestrutura IP – Desafios dos Pioneiros (Estudo de Casos; Distribuição Audiovisual em 4G/5G; Compartilhamento de Infraestrutura de Transmissão Terrestre: O Caminho para a Digitalização do Brasil Profundo – Fortalecer Parcerias e Desenvolver Soluções Inovadoras; TV 2.5: DTVPlay, HDR e Áudio Imersivo; Leilão de 3,5GHz e o Futuro da Distribuição por Satélite; Mídias Sociais: Muito além da Medição de Audiência; Inteligência Artificial para Produção Audiovisual; Trasformação do Rádio; Jornalismo em campo: A transformação Tecnológica e a Eficiência Operacional, a Flexibilidade e a Redução dos Custos; O Podcast viralizou; Futuro da Mídia: Tecnologia e Hábitos de Consumo; áudio Imersivo: Do Futuro para o Presente; O Futuro da TV, do OTT e do Streaming via Satélite na Era da Nuvem, da IA e do 5; e Produção de Áudio: Uma Nova Visão sobre o Cuidado com o Áudio em TV.

Tal conhecimento técnico é um dos fatores que permitiram a concretização do objetivo de gerar conteúdos e transmiti-los via satélite. No entanto, a principal parte é a espiritual. A EBD a partir de Portugal foi mais um marco para construção dessa história que, muito além da tecnologia, tem como resultado salvação de vidas e unificação da doutrina.

“Nós somos servos, então, é o Espírito Santo que dirige as nossas vidas. Para esse evento, nós pensamos em técnica, mas, antes de qualquer coisa, havia o clamor, foi feita a busca, o preparo espiritual e o Senhor concedeu orientações. Tinha um povo orando muito para que o livramento viesse da parte do Senhor. A gente pode ter todos os recursos tecnológicos possíveis, mas se nós não tivermos a fé e a consciência de que estamos debaixo da operação do Senhor, de nada adianta; sempre o espiritual guia o material”, constatou o gerente de transmissão William Souza em nome da equipe.

­

Galeria de fotos

{ Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/00.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/01.jpeg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/02.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/03.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/04.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/05.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/06.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/07.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/08.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/09.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/10.JPG { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/11.JPG { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/12.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/13.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/14.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/15.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/16.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/17.jpeg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/18.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/19.jpg { Transmissão via Satélite diretamente de Portugal - galerias/5003/thumbs/20.jpg
  • Onde
    Lisboa, Portugal
  • Quando
    Dom 15 de Set de 2019
  • Fotógrafo
    Locais
  • Sobre o evento
    Transmissão via Satélite realizada diretamente de Portugal

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações