Igreja Cristã Maranata aperfeiçoa iniciativa de utilizar energia solar... - Rádio Maanaim
Igreja Cristã Maranata aperfeiçoa iniciativa de utilizar energia solar em suas unidades

Igreja Cristã Maranata aperfeiçoa iniciativa de utilizar energia solar em suas unidades

A ICM foi representada no maior evento de energia solar da América LAtina, o Intersolar South America 2019


A Igreja Cristã Maranata (ICM) tem trabalhado em um projeto para que suas unidades no Brasil se tornem altamente sustentáveis em energia elétrica. A proposta consiste em gerar economias nas contas a partir da produção de energia solar. Essa iniciativa surgiu e tem sido aperfeiçoada pelo Presbitério Espírito-Santense, com acompanhamento do Diretor Administrativo Daniel Moreira; Gerente de Construção Carmo Antônio e o Técnico em Eletrotécnica Jakson Nascimento.

Segundo Jakson Nascimento, tal implementação acarretará em uma economia de 85 a 95% do valor nas contas de energia, a depender de cada concessionária. Ele informou que algumas igrejas já funcionam à base desse sistema, a saber: Praia da Costa IV, em Vila Velha (ES); Jardim Camburi III, em Vitória (ES), ambas desde 2016; Itabira (MG); e Marabá (PA), ambas em 2017. Essas igrejas consomem a energia que elas próprias produzem, usando o Sistema On-Grid. Jakson explica como acontece: “Estamos utilizando o sistema de compensação de créditos, Sistema on-grid, ou seja, durante o dia, a unidade consome a energia que ela produz, e o que sobra é injetado na rede da concessionária, para que durante a noite essa energia injetada possa voltar para atender aquela unidade, por exemplo, no horário do culto; como a energia que será injetada será maior do que a que vamos consumir no local,  ela se torna créditos para serem consumidos em até cinco anos, ou em outras unidades cadastradas, desde que seja no mesmo CNPJ e a mesma concessionária.”

Esse foi o modelo adotado. No entanto, existe também o sistema Off-Grid, utilizado em uma ICM, mas que não é uma alternativa para ser utilizada em todas as unidades do Brasil, segundo Jakson. “Temos uma Igreja em Coqueiro, Matipó-MG, que utiliza o Sistema Off-Grid, o qual não necessita da concessionária local, pois a energia produzida durante o dia é armazenada em baterias e utilizada durante à noite, porém esse sistema ainda não é viável para o nosso propósito”, esclareceu ele.

Em outubro de 2018, o Presbitério iniciou a instalação da Usina de Energia Solar no Maanaim de Carapina, localizado em Serra (ES). No mês de maio de 2019, a obra foi concluída, com a expectativa de que os créditos gerados no local sejam compensados nas contas de 92 igrejas, quatro Maanains e a Sede do Presbitério. Neste Maanaim, a usina já está produzindo e utilizando a energia, e a sobra está sendo injetada na rede para compensação em unidades vinculadas. Existe o propósito de que a mesma instalação aconteça em mais seis Maanains do ES, além de um galpão. Dessa forma, o que os Maanains tiverem de crédito será compensado nas contas das igrejas cadastradas, gerando economia para todas as ICM do estado que consomem mais de 100KWH/mês.

Ele destacou, no entanto, que as contas de energia não zeram, pelo fato do Sistema On-Grid utilizar a rede das Concessionárias, tendo que pagar o consumo mínimo - impostos e iluminação pública. Essa iniciativa tem sido implantada gradativamente. Em Minas Gerais está em andamento esse projeto, visto que a concessionária local já autorizou a instalação das Usinas que atenderão aproximadamente 700 igrejas que tenham o seu consumo maior que 100KWH/mês. 

Diante dessa proposta da ICM, os pastores Daniel Moreira e Carmo Antônio, juntamente com o Jakson, representaram a instituição no maior evento de energia solar da América Latina, que aconteceu em São Paulo, chamado Intersolar South America 2019, entre os dias 27 e 29 de agosto. Essa foi a primeira vez que a ICM esteve presente ao evento, em busca de enriquecer o conhecimento sobre novas tecnologias, o que se faz necessário para que esse projeto possa ser colocado em prática em todo o Brasil.

Galeria de fotos

{ InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/01.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/02.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/03.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/04.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/05.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/06.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/07.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/08.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/09.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/10.jpeg { InterSolar South America 2019 - galerias/4991/thumbs/11.jpeg
  • Onde
    São Paulo, SP
  • Quando
    Qui 29 de Ago de 2019
  • Fotógrafo
    Participantes locais
  • Sobre o evento
    Representação da Igreja Cristã Maranata no evento InterSolar South America 2019, entre os dias 27 e 29 de agosto de 2019
  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Aconteceu.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações