Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em hospitais de Vila Velha, ES... - Rádio Maanaim
Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em hospitais de Vila Velha, ES, gera resultados espirituais

Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em hospitais de Vila Velha, ES, gera resultados espirituais

Confira uma reportagem especial sobre esse tema!


“Eu fiquei impactado quando vi todos louvando a Deus, tanto que minha vontade naquele momento foi de parar o que estava fazendo e me juntar a eles para adorar e exaltar ao Deus criador”. Essa foi a impressão de Deivid Gava quando chegou ao Hospital Evangélico, em Vila Velha, na noite de uma sexta-feira para visitar a avó, que estava internada no local. Logo quando entrou no estabelecimento, Deivid pôde presenciar um trabalho denominado como musicoterapia feito por membros da Igreja Cristã Maranata (ICM), que buscavam atingir os enfermos com as mensagens dos louvores entoados pelos corredores do hospital.

Sobre essa iniciativa, Deivid acrescentou: “tenho plena certeza que através desse trabalho voluntário muitas vidas estão sendo alcançadas e, consequentemente, salvas, pois ali certamente tem pessoas que estão tendo seu primeiro contato direto com Cristo. A música vai aonde não podemos ir, penetrando na alma de quem ouve, levando esperança, força e fé”.

A perspectiva de Deivid foi confirmada por um dos pastores que está à frente do trabalho, José Luiz Brandini. A respeito dos resultados alcançados, ele constatou: “a nossa grande experiência é que encontramos muitas pessoas que se desviaram do caminho do Senhor, mas quando eles participaram dos louvores, eles nos procuram e falam que precisam voltar para a presença de Deus. E realmente voltam”.

O Pastor José Luiz, atualmente, exerce o ministério na igreja de São Torquato I, uma das integrantes deste projeto de musicoterapia. Além disso, o projeto conta também com a participação de igrejas localizadas nos bairros Alvorada, Alecrim, Santa Rita, Cobilândia, Vale Encantado, Santa Inês e Itapuã e Praia da Costa.

Como e onde esse trabalho é feito

A assistência acontece semanalmente no Hospital Evangélico, sempre às sextas-feiras. Para concretização das atividades, os participantes se dividem em quatro grupos, formados por aproximadamente 30 pessoas. Assim, atuam em rotatividade a cada semana.

O projeto também é realizado no Hospital Estadual, situado em São Torquato. Neste local, há uma assistência diária por meio do louvor ao setor de hemodiálise; e nos outros setores às sextas-feiras.

Os envolvidos se comprometem a seguir regras estabelecidas pelos hospitais, a saber: não é permitido entrar nos quartos ou ter contato físico com os pacientes, devido a riscos de contaminação. O grupo deve ser cauteloso em deixar os corredores e portas de elevadores livres para se mantenha uma normalidade na organização do local. Quem estiver gripado ou enfermo não poderá participar da atividade. Não é permitido o uso de perfumes e cremes com cheiro para evitar reações alérgicas e não é permitido que os participantes fotografem ou filmem nas dependências do local.

Como participar do projeto?

Além das normas dos hospitais, aqueles que desejam fazer parte do trabalho devem assinar um termo de compromisso afirmando concordância para executar atividades voluntárias. O assunto também deve ser levado ao pastor da igreja na qual a pessoa congrega.

O início do trabalho em Vila Velha

O projeto de musicoterapia em Vila Velha começou no ano de 2015, inspirado em um trabalho de mesmo cunho que acontecia em Governador Valadares, Minas Gerais, desde 2004. A iniciativa partiu da igreja de Mar Azul, no bairro Praia da Costa, sob orientação do pastor Daniel Moreira, que estava exercendo o ministério no local naquele período. “O nosso objetivo principal era deixar a mensagem de salvação e realmente deu muitos resultados de salvação e também de curas”, afirmou o Pastor.

Logo no princípio, o Pastor José Luiz Brandini teve conhecimento do projeto. “Eu fui a um culto na igreja de Mar Azul. Chegando, lá, encontrei um diácono conhecido e ele me contou sobre o trabalho”, explicou ele. Neste período, o pastor José Luiz era responsável pela igreja de Alecrim II e os membros estavam orando para implantar a mesma iniciativa. Ao tomar conhecimento a respeito do que já havia começado em Mar Azul, o pastor propôs uma união das igrejas neste trabalho. E assim a musicoterapia ganhou expansão para Alecrim e as igrejas das proximidades.

Efeitos

O Hospital Evangélico de Vila Velha possui uma capelania, que atua prestando assistência espiritual dentro do ambiente hospitalar. O capelão Arildo Almeida de Oliveira destacou que a musicoterapia realizada no local tem gerado bons resultados, consolidando uma visão positiva sobre o trabalho. “A impressão que nós temos é a melhor possível. O trabalho tem trazido alento, conforto, encorajamento e alegria para que o paciente possa dar continuidade ao seu tratamento com mais segurança. A música tem um efeito maravilhoso no coração do enfermo. Ele está enfraquecido e a música traz um consolo e o faz aumentar a fé e acender a esperança de que tudo vai dar certo. A musicoterapia é uma ferramenta muito importante e com bons resultados.”

Ele acrescentou que, após a participação dos grupos da Igreja Cristã Maranata, os capelães retornam às enfermariam e percebem como os pacientes elogiam e exaltam esse trabalho. Arildo afirmou que sempre há testemunhos nesse sentido.

Expansão

A coordenação do projeto afirmou que os integrantes levaram o trabalho ao município de Guaçuí, ES, onde foi aceito e membros de Igrejas Cristã Maranata local deram continuidade à assistência no Hospital de Guaçuí.

Desta forma, o trabalho de musicoterapia tem ganhado expansão no cumprimento do propósito de utilizar espaços em que os enfermos são fisicamente cuidados para que seja levada uma mensagem de salvação, visando transmitir a importância da saúde espiritual.

 

Confira as fotos da assistência realizada no dia 10 de maio de 2019 no Hospital Evangélico. 

Galeria de fotos

{ Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/01musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/02musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/03musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/04musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/05musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/06musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/07musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/08musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/09musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/10musicoterapiavilavelha.jpeg { Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata em Vila Velha, ES - galerias/4882/thumbs/11musicoterapiavilavelha.jpeg
  • Onde
    Vila Velha, ES
  • Quando
    Sex 10 de Mai de 2019
  • Fotógrafo
    Igreja Local
  • Sobre o evento
    Trabalho de Musicoterapia da Igreja Cristã Maranata realizado em hospitais de Vila Velha, ES
  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Aconteceu.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações