Igreja Cristã Maranata inclui deficientes visuais em reuniões online d... - Rádio Maanaim
Igreja Cristã Maranata inclui deficientes visuais em reuniões online de cunho espiritual

Igreja Cristã Maranata inclui deficientes visuais em reuniões online de cunho espiritual

Trata-se de uma atividade institucional da ICM que foi estabelecida e cresceu em meio à pandemia, de forma online, com alcance a pessoas com deficiência visual em todo o Brasil.


Uma das preocupações presentes no dia a dia da Igreja Cristã Maranata é com a disponibilização de conteúdos que incluam acessibilidade. O trabalho com esse enfoque tem sido aperfeiçoado a cada dia pelo voluntariado dos membros da instituição desde 2004. Em 2018, começou a assistência direcionada às crianças e adolescentes com deficiência visual. Como parte desse contexto abrangente, surgiram atividades em dezembro de 2020 que marcaram a trajetória do Grupo de Acessibilidade às pessoas com deficiência visual parcial ou total. Trata-se de reuniões de cunho espiritual.

Histórico e Funcionamento

A coordenadora da dinâmica e funcionamento do grupo, Maria Lúcia Mansur Bomfim, está presente desde o começo e explica como surgiu a iniciativa das reuniões: “começou quando conhecemos dois irmãos cegos, que trabalharam conosco na produção de audiodescrição dos nossos livros infantis. E nós fomos conhecendo a grande necessidade que havia entre os deficientes visuais de acesso ao ensino da Palavra de Deus. Então, em dezembro de 2020, nós começamos. Éramos oito pessoas videntes e também quatro irmãos com deficiência visual”. Vale ressaltar que o termo “videntes” é utilizado aqui para designar aqueles que não possuem deficiência visual.  

Trata-se de uma atividade institucional da ICM que foi estabelecida e cresceu em meio à pandemia, de forma online, com alcance a pessoas com deficiência visual em todo o Brasil. “Esse grupo foi de grande proveito para todos nós, porque muitos deficientes começaram a vir, a frequentar o grupo, se achegaram às igrejas, encontraram a alegria de serem úteis na Obra do Senhor e assim nós fomos caminhando. Hoje são 35 deficientes visuais no grupo”, completa a integrante da administração do trabalho, Maria Lúcia.

A atuação prática é diversificada. Às segundas-feiras, os integrantes se reúnem, on-line, para responder às perguntas da Escola Bíblica Dominical (EBD). Às terças, faz-se uma reunião de busca para o culto profético e, por fim, às sextas-feiras é feito um culto online com participação efetiva de pessoas com deficiência visual. O período de louvor é feito por eles, as orações, a assistência pelos pastores deficientes visuais e demais pastores, além de conter interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os surdos.

Outros conteúdos acessíveis às pessoas com deficiência visual parcial ou total

Essas atividades fazem parte de uma organização maior, do Grupo de Acessibilidade da Igreja Cristã Maranata. A responsável pela parte técnica do trabalho, Drª Maria Amin, explica que além das programações descritas também outros materiais ficam disponíveis para o público em foco. Conforme a Dr.ª explica, o material das classes de 0 a 15 anos pode ser solicitado em braile. Além disso, há ainda disponibilidade de uma assistência especializada. “As professoras e os ministérios que quiserem podem entrar em contato que oferecemos orientação individualizada sobre conduta com as crianças com deficiência visual e qualquer outra necessidade também, na parte de audiodescrição, material concreto, orientação e mobilidade”, detalha Maria Amin.

Além disso, a igreja também fornece a coletânea de hinos para impressão em letra ampliada, com fonte em tamanho 22 fica com mais de 700 páginas para os deficientes visuais. Esse material também pode ser adaptado para atender a uma necessidade individual.

Já existe a coletânea em braile, dividida em seis volumes, com possibilidade de envio gratuito aos membros da ICM. A Drª informou, ainda, que está sendo finalizada a coletânea cifrada em letra ampliada e iniciando a coletânea cifrada em braile. Todo o material pode ser solicitado pelo e-mail: acessibilidade@presbiterio.org.br.

Esse é um trabalho que está em desenvolvimento e tem sido aperfeiçoado dia após dia a fim de contribuir com assistência espiritual e propagar a Palavra de Deus. Os pastores Eduardo Rodrigues de Oliveira, de Florianópolis (SC), José Nascimento, de Ibirité (MG) – sendo ambos deficientes visuais –, também compõem atualmente a organização do trabalho, junto com o pastor Marcos Medina, de Contagem (MG).

Por fim, a coordenadora Maria Lúcia conclui: “Com a aprovação dos deficientes visuais, com a análise deles, nós vamos descobrindo esse caminho. A maneira de caminhar nesse caminho de maneira mais eficiente e mais acessível para todos.”

Entrevista

Na última sexta-feira (28), membros da ICM em Santa Catarina e Brasília e que participam desse trabalho estiveram nos estúdios da Central de Comunicação da Igreja Cristã Maranata e concederam uma entrevista à Rádio Maanaim. Ouça, a seguir, o podcast dessa participação.

Seu navegador não suporta esse recurso

Galeria de fotos

{ Visita do Grupo de Acessibilidade à Rádio Maanaim - galerias/5101/thumbs/whatsapp-image-2022-01-29-at-112918-1.jpeg
  • Onde
    Rádio Maanaim, Vila Velha - ES
  • Quando
    Sex 28 de Jan de 2022
  • Fotógrafo
    Rádio Maanaim
  • Sobre o evento
    Visita do Grupo de Acessibilidade à Rádio Maanaim
  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Notícias.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações

Culto ao Meio Dia - 24/06/2022

Culto ao Meio Dia - 24/06/2022

Culto ao Meio Dia - 23/06/2022

Culto ao Meio Dia - 23/06/2022

Culto ao Meio Dia - 22/06/2022

Culto ao Meio Dia - 22/06/2022