Rádio Maanaim

12/04/2018 - Atualizado em 13/04/2018




Igreja Cristã Maranata em Marabá é um exemplo de investimento em energia solar

Confira a matéria publicada no jornal Correio de Carajás.

 

 

Empresas e residências de Marabá estão, aos poucos, buscando oferta por fontes de energias limpas e renováveis que as tornem menos reféns da atual matriz energética imposta pelos governos. Embora o valor de microgeradores de energia solar ainda sejam considerados caros, seus preços caíram bastante nos dois últimos anos e Marabá já conta com, pelo menos, cinco empresas que oferecem o sistema.

A disseminação e popularização dessas tecnologias ainda esbarra em vontades políticas, legislações frágeis e o próprio custo dos equipamentos. Entretanto, crescem as possibilidades para que os marabaenses deixem de tomar choque com aumentos inesperados na conta de luz e que agridem o bom senso e o bolso.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que o setor vem crescendo na média dos 300% ao ano. Ao final de 2017, um total de 1.000 megawatts (MW) era a estimava gerada em energia solar no País, um salto de 325%, se comparado aos 235 MW de julho do mesmo ano e o suficiente para abastecer cerca de 60 mil residências com até cinco pessoas cada.

Igreja dá exemplo

A Igreja Cristã Maranata, no Bairro Laranjeiras, é um exemplo de investimento em energia solar em Marabá. Segundo Alex Sandro de Souza, o sistema de geração de energia da referida igreja está produzindo 3.000 kwh, que atende outros quatro templos nesta cidade, gerando energia de um só lugar e jogando na rede da Celpa, que desconta os créditos que sobram nos talões de energia dos imóveis cadastrados no seu sistema. Isso reduziu em cada talão cerca de 80% do consumido, esperando atingir uma meta ainda melhor.

A instalação na congregação foi feita pela empresa Task Energy, e Alex Sandro lembra que Marabá tem um clima tropical e bastante incidência solar e que o investimento é altamente seguro e confiável. “Além disso a energia solar já é existente no mundo a mais de 3 décadas o Brasil recebe uma insolação (número de horas de brilho do Sol) superior a 3000 horas por ano, sendo que na região Norte e Nordeste há uma incidência média diária entre 4,5 a 6 kWh. É o país com a maior taxa de irradiação solar do mundo”, diz.

Procurada pela Reportagem do CORREIO, a Celpa informou que entre Marabá e Parauapebas há 20 consumidores que possuem geração própria em baixa tensão, sendo a maioria residências. Todavia, para que o cliente injete na rede a energia gerada excedente, ou seja o sistema de compensação, é obrigatório a anuência da distribuidora de energia e a empresa precisa comprovar habilitação técnica. Embora o sistema de geração seja do cliente, a medição do consumo mensal é da própria Celpa.

Diferença no bolso

Márcio Costa Ferreira, comerciante, chamou a atenção dos moradores de sua rua, no Novo Horizonte, por ser o primeiro a instalar placas solares em sua residência. Na sua concepção, energia solar não é custo, mas investimento. “Quando eu instalei, há dois anos, para pagar o investimento levava sete anos. Hoje, se paga em quatro. Estou satisfeito porque consegui reduzir a conta da luz”, conta. Márcio exemplifica que para sua casa, de 300 m², colocou 40 placas ao custo de 1.000 reais cada. “Eu gastava em torno de 1.200 watts por mês e 900 reais de conta até o meio de 2016. Hoje, pago apenas a taxa de 70 a 75 reais e tenho uma produção de energia maior que o meu consumo. E o que eu não consumo vai pra RGE, mas tenho até 60 meses para utilizar esse crédito, que hoje está em torno de 5 mil kilowatts”. (Da Redação)

Fonte: Correio Carajás

 

 


Assista aqui a Escola Bíblica Dominical (Watch here Sunday School)
 
Instituto Bíblico Educacional Maranata
 
Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata
 
Louvor da Minha Vida
 
Endereços das igrejas no Brasil

Bíblia Online

 Antigo Testamento

 Novo Testamento

 Antigo e Novo Testamentos

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5:39)

Ver todos os livros da Bíblia

 

CLIQUE PARA ABRIR OU FECHAR

  • Viva o Rei - Seg. a Sex. das 09 ao meio-dia
  • Boa Tarde Maanaim - Seg. a Sex. de Meio-dia às 15h
  • Vencendo Vem Jesus - Seg. a Sex. das 15h às 18h
  • Momento com a Família - Sexta-feira 21h.
  • A Hora do Louvor - Todos os dias as 12 e as 19h.
  • Finda-se Este Dia - Todos os dias as 20h.
  • Louvor Internacional - Todos os dias as 18h.
  • Recordações Maanaim - Todos os dias as 22h.
 
  • Palavra Viva, uma mensagem revelada pelo Espírito Santo de Deus para sua vida
  • Viver com Saúde - Segunda-feira 16h:40min - Reprise aos sábados no mesmo horário.
  • Encontro com Senhoras - Quarta-feira 10h.
  • Sorriso Saudável - Quarta-feira 14:20h
  • Encontro com Professores - Quinta-feira 15:20h
  • Maanaim em Foco - Esporadicamente na progração
  • Louvor da Minha Vida - Dentro da nossa programação ao vivo.
 
  • Ouça mensagens especiais para o seu coração
  • Um bate papo com os irmãos que vem nos visitar de vários lugares do Brasil e do exterior
  • Veja aqui todo conteúdo disponível em LIBRAS
  • Ponto de Pregação
  • Missão Internacional Cristã Maranata
  • Agenda da Igreja Cristã Maranata
 
Acesse com seu smatphone e clique para instalar